quarta-feira, 3 de agosto de 2011

fotos que vazaram de amanhecer


A Summit Entertainment é mais feroz que os Volturi quando se trata de proteger a “Saga Crepúsculo”, a série de filmes que alavancou o estúdio ao nível dos grandes de Hollywood. Em comunicado divulgado na segunda (1/8), seus representantes afirmaram que a investigação relativa ao vazamento de imagens sigilosas de “Amanhecer”, o próximo longa da franquia, está progredindo.
As últimas atualizações indicam que o vazamento partiu de Posadas, uma cidade na Argentina, e o grupo responsável – com integrantes já identificados – deve enfrentar as consequências legais por ter hackeado o estúdio.



A história: em março deste ano, fotos cruciais da produção caíram na internet, obtidas, ao que tudo indica, pelos fãs que circundavam o firewall da Summit. As imagens incluíam a lua-de-mel de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson), cena que integrará “Amanhecer – Parte 1″, e ainda algumas das sequências finais, quando a mocinha se transforma em vampira. Os internautas, é claro, foram ao delírio. A Summit, nem tanto, por mais que o burburinho tenha atraído atenção ao projeto.
Na ocasião, o estúdio divulgou um apelo para que os portais de notícia não compartilhassem o material, descrito como “um trabalho em progresso”. “O filme e essas imagens não estão finalizados ou contextualizados. As fotos foram obtidas ilegalmente e sua disseminação prévia é de profundo desapontamento para os atores, os cineastas e a Summit”, manifestaram-se em comunicado os produtores, o diretor Bill Condon (“Dreamgirls”) e a autora dos livros Stephenie Meyer.

Já a frustração de Robert Pattinson com o vazamento foi bem mais direta que o pronunciamento oficial. Em entrevista à MTV, ele afirmou que os envolvidos sequer poderiam ser considerados fãs. “Por que obter esses arquivos maliciosamente? Você não é um fã, só é um bosta”, proferiu o ator. “Quero que todas as tropas de ‘Crepúsculo’ se mobilizem, que todos os bons fãs descubram quem são esses merdinhas, e que eles sejam hackeados e tenham seus computadores destruídos”, completou Pattinson.
Ele falava sério. E o estúdio também: a Summit contratou uma firma de investigação para identificar os responsáveis. Foi feita uma varredura em quatro continentes – América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania – e são estes esforços que resultam, quase cinco meses depois, nessa pista na Argentina. O grupo de hackers hermanos deve estar bastante apreensivo a essa altura, pois o estúdio está iniciando processos contra eles nos EUA e na Argentida. Pode-se argumentar que julgá-los agora, depois de derramado o leite, é fútil, mas é do entendimento da Summit que a desculpa de que se tratam de fãs não os exibe do crime – no caso, roubo de propriedade.



Hoje, é comum que o público seja estimulado a fazer o que, no jargão do marketing, é chamado de “divulgação espontânea” – algo de que a Summit se beneficia e até necessita. Mas o estúdio traça um limite. “Apreciamos e agradecemos a legião de fãs comprometidos com a franquia e os encorajamos a criar comunidades online”, explica David C. Friedman, vice-presidente executivo do estúdio.
“Não podemos, contudo, ignorar que nossa propriedade foi roubada. Não é justo com a maioria dos fãs, que querem ver o capítulo final da ‘Saga Crepúsculo’ finalizado pelo cineasta, o elenco dedicado e a equipe, depararem-se com todas essas imagens na internet”, encerrou.
via:MTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário